segunda-feira, 14 de março de 2011

Óculos 3D

Vixi Man !
o oculos 3D que foi uma grande novidade no nosso mundo ! mas, uma pergunta, como inventaram a invensao dessa nova dimensao 3D ?
 

No site Correio Braziliense, fala sobre o seguinte tema: Tecnologia.
e o nome do artigo é sobre um Estudante e um professor que criam um sistema 3D para eliminar uso óculos espaciais.

Noticia postada oficialmente por: Carolina Vicentin

publicaçao do artigo oficial: 06/09/2010 09:34

na noticia diz,
 Esqueça os óculos grandes e coloridos ou os caríssimos aparelhos de televisão. Em breve, será possível ver objetos em 3D de um jeito muito mais fácil e barato. Na Universidade de Brasília (UnB), aluno e professor trabalham em um sistema que vai fazer as coisas, literalmente, saltarem aos olhos sem usar artifícios para “enganar” o cérebro. A ideia dos pesquisadores do Grupo de Processamento Digital de Sinais é mudar a forma como os objetos são colocados na tela dos computadores ou da televisão. Com isso, as coisas passariam a se mover conforme o posicionamento dos espectadores.

Até agora, todas as técnicas de exibição de imagens em 3D abusam de uma premissa importante: cada olho humano enxerga uma cena diferente, mesmo que o objeto seja o mesmo. Experimente tampar um dos lados da visão e observar o que está na sua frente. Se você fechar o outro olho, a vista mudará, certo? Só que quando você vê algo na televisão, ou no cinema tradicional, não há essa opção — a câmera já “viu” por você e a imagem final fica “chapada”. Para fazer com que ela fique em três dimensões, é preciso usar óculos especiais, que ajudam cada olho a se fixar em determinado aspecto da cena (veja infografia).

O que o projeto da UnB faz é mostrar uma peça tridimensional se movendo conforme o lugar em que o espectador está sem o uso de qualquer acessório. Para isso, é preciso ter uma série de quadros do objeto que aparecerá na TV ou no computador. Por enquanto, os pesquisadores da UnB fazem isso de forma bem artesanal. Em um dos testes, por exemplo, o aluno de mestrado Thacio Scandaroli, 23 anos, usou o próprio dedo como o elemento que se mexe em direção a quem está do outro lado da tela. Outra simulação mostra livros didáticos em diferentes ângulos.

“O ideal seria captar essas imagens com uma câmera em cima de um trilho. Isso daria quadros mais definidos e aumentaria o realismo da cena”, afirma o professor Ricardo Queiroz, do Departamento de Engenharia Elétrica da UnB e orientador do mestrado de Thacio. A dupla também precisa aprimorar conhecimentos sobre quais tipo de imagens aparecem melhor nessa nova técnica — arredondadas ou pontiagudas, lisas ou com textura, entre outras características.

Como, porém, o objeto sabe para onde deve se virar? O segredo está em uma câmera que fica acoplada à tela do computador ou da televisão. O aparelho registra a cena em frente ao visor e envia as informações para um software que reconhece rostos(1). “O programa analisa a imagem pixel por pixel, faz milhares de testes e tenta descobrir se aquilo é uma face”, explica Thacio Scandaroli. Há uma série de técnicas para isso. Na UnB, o aplicativo desenvolvido por Thacio começa a busca pela região dos olhos. “Normalmente, essa área é mais escura do que o restante do rosto, e o software tenta identificar isso”, diz o mestrando. (...)




 O que voce intendeu sobre esta noticia sobre o professor e o aluno ?
Os dois decidem, ''Esquecer os oculos grandes e coloridos ou os mais caríssimos aparelhos de televisões, Em breve, será possível ver objetos em 3D de um jeito muito mais fácil e barato''

''Como, porém, o objeto sabe para onde deve se virar? O segredo está em uma câmera que fica acoplada à tela do computador ou da televisão.''

''O aparelho registra a cena em frente ao visor e envia as informações para um software que reconhece rostos(1).''

''Até agora, todas as técnicas de exibição de imagens em 3D abusam de uma premissa importante: cada olho humano enxerga uma cena diferente, mesmo que o objeto seja o mesmo. Experimente tampar um dos lados da visão e observar o que está na sua frente. Se você fechar o outro olho, a vista mudará, certo? Só que quando você vê algo na televisão, ou no cinema tradicional, não há essa opção — a câmera já “viu” por você e a imagem final fica “chapada”.''


Observando algumas partes que eu peguei do artigo, está as coisas mais importantes da noticia, leia eles dnovo com bastante atençao.




E agora pense bastante, como duas pessoas conseguiriam fazer um trabalho tão dificil ? graças a essas pessoas as copias de oculos 3D estão se espalhando cada vez mais nos cinemas brazileiros.
Agora, a coisa que era pouca valorizada, que nao era tanta noticia, de repente, pessoas começaram a pensar em um oculos de outra dimensao, e, em 2010, no meio do ano.. uma noticia saiu na televisao avisando que no final do ano ia sair um oculos que pode levar voce a um mundo diferente,
e podia ver filmes com um oculos que faz voce ver as coisas que esta passando no filme de perto,


cerca da porcentagem das pessoas a maioria nao acreditou nisso, mas em 2011 foi confirmado o óculos 3D e todos hoje estao de provas, alguns até compram para assistir no YOUTUBE.


Nao acreditaram no óculos: 90 %
Acreditaram no oculos: 10 %

  eu fui um dos que nao acreditaram, mas quando vi no cinema ja tinha saido, todos levaram um susto na primeira vez (CONCERTEZA).

Aquilo era um sinal, que, estamos numa epoca muito diferente de antigamente, quando as pessoas usavam um oculos esquisito (ANTIGAMENTE)


O óculos foi criado para algumas pessoas terem uma visao melhor, como, ler alguma coisa, ver coisas com a luz mais forte, ter uma qualidade melhor na visao.

Hoje existe esse tipo de óculos, mas, surgiu um novo tipo de óculos, o oculos 3D.
É como se nóz fossemos robos que fazem qualquer coisa muito dificil de fazer.
estamos numa epoca evoluida demais, tanto que, ja podemos acreditar em um tenis que sai som, em jogo que voce se move e o personagem no jogo tambem se move, um carro que anda sem voce dirigir, todas essas coisas ja foram conferidas na televisao, reportagem que confirmam existir esse tipo de coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário